opti 2020: O primeiro grande evento da nova década!

60 mil metros quadrados encheram-se de optometria, oftalmologia e de muitos óculos, de 10 a 12 de janeiro de 2020, na primeira feira internacional do ano e da década. Foram 605 expositores de 39 países que propuseram produtos e ideias a 28 mil visitantes de 93 países, ditando o sucesso declarado pela organização da opti 2020. O prémio Blogger Spectacle Award 2020 e a formação proporcionada pela opti Forum foram alguns dos atrativos que o certame foi divulgando ao longo de 2019 e aos quais muitos visitantes responderam. De facto, o universo da ótica respondeu positivamente à opti 2020, que ultrapassa hoje o seu caráter quase regional das primeiras edições, para se afirmar no panorama global. No rescaldo da primeira feira de 2020 ficou apenas a incógnit quanto ao futuro da opti. É que a partir de 2021, em todos os anos ímpares, a feira muda de casa para Estugarda. A nova sede justifica-se para que se possa manter a posição de “primeira do ano”, mas para já desconhecem-se as potencialidades do espaço o que pode funcionar a favor da opti. Fica a expectativa em relação ao futuro, porque 2020 já fechou em grande.

Ou seja, a opti foi o sítio ideal para as empresas darem um “pontapé de saída” da nova década, pois a própria atmosfera do país hospitaleiro está em alta. De acordo com a associação da indústria alemã, Spectaris, os resultados de 2019 foram os mais bem sucedidos da última década, com crescimento das receitas em 5,4 por cento. Este incremento sente-se desde 2011. E o clima favorável de negócios refletiu-se em ambos exibidores e visitantes. A organização apurou que quase dois terços dos expositores realizou vendas, reservas ou encomendas na opti 2020. Já 92 por cento dos participantes profissionais atribuíram pontuações máximas à edição deste ano. A importância do evento para estes intervenientes é indiscutível.

Para além dos negócios, manutenção de contactos e expansão da rede de trabalho de cada empresa, a formação também esteve em destaque na agenda da feira. O opti Forum proporciona a partilha de conhecimentos em todas as áreas da indústria da ótica e, por isso, conquistou um número sólido de seguidores em 2020. No total, 2900 visitantes assistiram a uma das 33 palestras durante os três dias de certame. Os tópicos mestres e de extrema popularidade foram Ótica 4.0 – As Oportunidades e Riscos da Tele-optometria, Marketing de Referência, Enfrentar o Desafio da Regulação dos Dispositivos Médicos na UE – O que Fazer Antes que Entre em Vigor?

Outro destaque deste opti Forum, e provavelmente o mais famoso atrativo da edição 2020, assentou no Prémio 2020 Blogger Spectacle, para os iniciantes no espaço de exposição opti Boxes. 25 marcas internacionais de eyewear e bloggers de 11 países interagiram para se decidir qual a insígnia mais original. E em 2020 foi a jovem Covrt Project de Londres, fundada pelo designer Marcello Martino.

No Comments Yet

Comments are closed